Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Duas mulheres maravilhosas!!

(Começo por dizer que este teclado nao tem o "til")

....Mais uma vez, estou experimentando o "valor do silêncio"... Lá no Centro de Proteçao ao Descapacitado, desta vez estou com duas encantadoras mulheres. Uma com Retraso Mental e a outra com Sindrome de Down. Qualquer das duas tem mais idade do que eu. Qualquer das duas olha-me nos olhos profundamente, pois é a única forma que elas têem de comunicar.

Luiza (RM), me olha e enche os olhos verdes de lágrimas esticando o pescoço e as maos para mim e depois de um longo silêncio de imploraçao, soa... Aba,Aba,Aba... (que nao quer dizer "água", mas sim, o nome da irma que a vem buscar todos os fins de semana). Depois com as lágrimas já começando a correr, soa... piiii,piiii.... (que será imitando o carro da sua irma). Aí, quando eu digo que a irma vem amanha ou que já está quase a vir, abre um sorriso enorme enxuga suas lágrimas para a seguir me mostrar as unhas que sua irma pintou... Passado isto, se cala por mais um longo período de tempo, para voltar exactamente ao mesmo, apenas ao fim de 10 minutos. E docemente, tantas vezes ela pergunte, tantas vezes lhe respondo. Como se fosse a primeira vez... Nao me importo. Sinto que é a única coisa que ela necessita saber.

Candy (SD com RM), Nao emite sons. Nem fecha totalmente a boca. É muito meiga e nao gosta de estar sozinha. Quando se apega a alguém, o tem como o seu amigo perfeito para aquele dia. Mas se o amigo tem que ir, e é apresentada a outra pessoa que ela conhece, parece nao se importar com a troca. Mas enquanto está conosco, demonstra uma afeiçao e lealdade que nem dá para descrever o que sentimos. Gosta de passar a maior parte do tempo dando nós e mais nós no sapato... A coisa mais preciosa que tenho da Candy, é quando estou a brincar com um jogo qualquer com ela e a vejo repetir os meus gestos. E quando tem consciência de que eu gostei e que ela acertou, batemos palmas as duas e ela olha para mim, com uma distância de um palmo do meu nariz e abre um sorriso tao grande que parece uma criança extremamente feliz. É simplesmente apaixonante...

Gente, nao há dúvida alguma que esta oportunidade que estou a ter devia ser experimentada por todas as pessoas do mundo. Tenho certeza que conseguiríamos pular um muro de preconceitos. E descobriríamos que por detrás dessa imagem deformada de ser humano, há alguém com sentimentos perfeitamente iguais aos nossos... com tristezas comuns, saudades, ciúmes, vergonha, melancolias, alegrias, entusiasmos e vontade de conviver e aprender.

Obrigada a Luizinha e Candy por existirem dentro do seu sacrifício para ensinar a quem for preciso que vocês aí por dentro, sao mulheres como eu. Bem haja!

(Joice Worm)

6 comentários:

AnaRute disse...

"o valor do silêncio"
arrepia-me perceber que vale imenso .. *

Beijo

Joice Worm disse...

E este valor Rute, uma vez aprendido, dificlmente esquecemos de utilizar em horas de reflexao.
(Um beijo para ti...Vou dar um pulinho em seu site).

CHIIIIIIII disse...

Belo trabalho JOICE! PARABÉNS pelo seu trabalho e VIVA A VIDA, como diz o nosso amigo Calmon... FELICIDADES pelo dia da MULHER adiantado... Vc deve ser uma G R A A A N DE MULHER G U E R R E I R A.
abrçs, bjus...

♥ Denise BC ♥ disse...

Joice
Esse seu texto é maravilhoso, como já havia escrito à você, no seu outro blog, você é uma pessoa muito especial e grandiosa, por isso não me canso de parabenizá-la pelo seu belo trabalho.
Estou colocando o link desse seu blog nos meus favoritos para lhe visitar com mais freqüência nesse espaço, se quiser conhecer o meu, aí vai o link:
http://goldenalecrim.blogspot.com
Bjs,
Denise BC

Joice Worm disse...

Jcbdaluz... Que forte elogio. Nossa... Obrigada pelo homenagem em palavras por este dia comemorado. Fiquei arrepiada e emocionada. Nos vemos no GO!

Obrigada Deni. É muito legal te encontrar nestas salas virtuais. Obrigada por todos os seus comentários e elogios. Me deixam encabulada, mas com vontade de continuar a escrever!
Beijo grande para ti minha linda!

Carlos disse...

e posso ja dizer te que fiz todas as cadeiras menos física :( e que na segunda feira é o meu aniversário :)

beijinho do carlinhos