segunda-feira, 9 de junho de 2008

Opressão

Dizem que a opressão é o efeito negativo experimentado pelas pessoas que são alvo da crueldade e poder de uma sociedade ou por um grupo de outras pessoas.
Vem da idéia de ser "esmagado".

Mas quem de nós gostaria de ser "esmagado"??

Será que alguém pode repetir diante do espelho duas vezes, "Estou sendo esmagado, e não posso fazer nada?" Uma, talvez... Duas...

Não permita! Mude de atitude. Resista!

Descubra o que lhe oprime: O Autoritarismo, a Hierarquia ou o Totalitarismo?... Ou simplesmente "O seu trabalho"?

Procure ver onde você se encaixa abaixo daquilo que lhe oprime. Estude o melhor método de combater e entre em acção. Seja VOCÊ mesmo. Se ASSUMA e se deixe notar. Valorize-se!
Se lhe falta saber, aprenda.
Se lhe falta coragem, vença a sua timidez e fraquezas,
mas não se deixe oprimir.

Vai ver que uma vez superado, as coisas modificarão.
Leva seu tempo, não se oprima outra vez.

(Joice Worm)

13 comentários:

Beto Mathos disse...

A opressão é a arma dos que não sabem amar.
Beijo!

xistosa disse...

Estou aqui ...
Por vezes pensamos que ofendemos as pessoas e que se desligaram.
Eu costumo ser coerente.
Quando não quero, não quero.
Na minha idade, já passei a opressão. Agora vive-se oprimido pela excesso de vida.
De vaidade.
Da tirania da moda.
Das obrigações da figura esbelta só para foto.
Do alimento light.
Do parecer ser, o que se não é ...

Acha que a opressão acabará?

Não aquela que pensou e escreveu.
Simplesmente a opressão.
Uma boa semana.

JOICE WORM disse...

Oi Beto,
Será?
Só o fato de não saber amar, já é uma pessoa oprimida? Ou também agrava a opressão? A meu ver, a opressão vem de fora para dentro, e depois uma vez lá, aprisionamos a danada e criamos as nossas barreiras...

Xistosa,
Ainda bem que voltastes e não diga mais, que "pela sua idade...". Você tem a idade que tem e sabe o que sabe. Não se sinta mais velho ou mais novo para nada. Esta fase já passou. Tudo agora é saboroso. Daqui há mais 3 aninhos faço 50. E dái? Estou ótima como uma flor. E renasço a cada dia.
Mas concordo quando diz que a opressão não acabará. Porque os opressores "também" não acabarão...

Aline Romero disse...

Acho que por mais que a sociedade se imponha sobre as vontades individuais, ainda é pior aquele que oprime a si próprio.
Nada pior que resistir a si mesmo.
Abraço, Joice!

JOICE WORM disse...

Sábias palavras, Aline!,
Já tinha saudades tuas.
Estou com gripe desde sexta-feira e só vim para escrever alguma coisa e responder aos comentários. Vou ver se esta semana coloco em dia também as minhas leituras. Beijinhos para ti.
Gostei do "nada pior do que resistir a si mesmo". Bingo!

India disse...

Oi Joice?

Na sociedade q vivemos, somos oprimidos de tantas maneiras q muitas passam despercebidas pq acabamos acostumando. Me revolto, luto contra essas regras q nos oprimem, ser livre para nossas escolhas, eh o melhor da vida.

Abracao.

PS. Vou te linkar, ok?

No Limite do Oceano disse...

Joice depois de ter lido as tuas palavras doces que fizeram me sentir um pouco melhor, e depois de ter lido este teu texto, sabes que senti que está tudo interligado? Eu já tinha a ideia que estamos todos unidos por muita coisa e afastados por outras, mas no fundo a nossa proximidade é maior que a distância, é preciso apenas não querer ver o que é óbvio…

Falas de opressão, e não sei qual é que é a pior, a que os outros nos submetem ou a que nós próprios forçamo-nos a conviver diariamente. Ninguém quer ser esmagado e o teu "pequeno milagre" para mim para mim dá-me nos dias em que as palavras me faltam algo para partilhar. Tudo muda mas o que somos mantém-se ou então crescemos e como uma árvore os teus frutos são bem vindos :- )

*Hugs n' smiles*
Carlos

Camilla Tebet disse...

"Assuma-se e deixe-se notar", isso sim é a liberdade que vence a opressão. Opressão que nos segue o dia todo, em todos os ambientes, em muitas relações. O seu exemplo de olhar-se ao espelho e ver-se sendo esmagado é perfeito, pois fala da consciencia do que está acontecendo. QUantas pessoas conhecemos que estão sendo esmagadas e nem percebem. O espelho mostra, assumir ajuda e deixar-se notar é o que de bom podemos fazer por nos mesmos.
Adorei mais uma vez seu post. Uma lição, uma lembrança de que devemos tomar cuidado para sermos felizes.
Beijos pra vc querida

Lu Cavichioli disse...

OI amada, sabe que esse texto me fez lembrar algo que algupem um dia me disse: procure ver com outros olhos, o mundo, os problemas e as pessoas, e vc mesmo. Então vai ver que tudo se modifica.
Muito boa sua decrição/narrativa sobre OPRESSÃO. Aliás, como sempre, né? Suas reflexões são sempre de alto nível.
Bj de boa noite

JOICE WORM disse...

India,
Acho também, que o pior, é a gente se acostumar. A partir daí, deixamos que qualquer coisa nos oprima e o que acontece? Liberdade para o beleléu!
Beijos para ti. Bom te ver aqui!

Carlos,
Obrigada pelo carinho também.
Na verdade, nenhuma opressão é boa, amigo. Nem a que nos fazem, nem a que nós fazemos a nós mesmos. O-pri-mir para mim soa com es-pre-mer... Até dói.
Mas fazemos assim... O melhor, é não se dar conta do que está acontecendo e utilizar a nossa liberdade na totalidade que pudemos. Não dá para lutar contra tudo que nos oprimi, porque se o opressor tem poder, a nossa força é quase nula. Aí só conseguimos nossa façanha, unidos.
Enfim...

Lu,
Amiga de além-mar. É o que eu digo sempre: "Sentir"; "Agir"; "Mudar de atitude".
Em resumo, ver mesmo com outros olhos e tentar não perceber a opressão, é ainda melhor.

Vieira Calado disse...

É preciso, sempre, tentar superar-nos.
Vou ver o link.
Bjs

JOICE WORM disse...

Ih Vieira,
Bateu na minha tecla. Eu estou sempre querendo superar a mim mesma. Todos os dias quero ser melhor que ontem. Por vezes me canso. Paro e depois... Alá para quem tem pernas. Ai vai a Joice a fazer algo de novo. Adoro!!

xistosa - (josé torres) disse...

Daqui são 61.
Sim foi e, 1946, no fim da guerra, quando já se podiam "fabricar filhos"