Páginas

domingo, 17 de agosto de 2008

Conflitos... Causas e consequências

No trabalho o que pode causar um conflito?...

. Má interpretação de uma informação
. Confusão entre informação e opinião
. Diferentes interesses
. Rivalidade
. Diferentes níveis profissionais
. Invejas, ou seja diferentes valores... e por aí afora.

Como resolvê-los,

. Ou entramos em um acordo ou acabamos o assunto com uma ruptura (não querendo dizer que assim o resolvemos)

O pior que pode acontecer, se não quisermos entrar em um acordo...

. Não acreditamos em um futuro mais risonho
. Criamos inimigos
. Nos encorajamos para a competição
. Perdemos valores positivos
. Nos tornamos mesquinhos

Há que pensar, dar tempo ao tempo e tentar sermos condescendentes... Assim penso eu.

10 comentários:

vieira calado disse...

E pensa bem!
Bjs

Madalena Barranco disse...

Querida Joice,

Acordos... Concordo! São melhores do que rupturas, que sempre me lembram esparadrapos soltos pelo caminho. Você sempre tem uma reflexão encantada para sugerir... E eu adoro!

Beijos, e obrigada pela sua visita e mensagem durante minahs férias.

Fernanda disse...

Há dias uma pessoa conhecida minha, comentava como a colega era conflituosa, e dessa mesma reputação que fizera pelas várias secções onde passara. Mas ela dizia-me tb que ali fora diferente porque ela simplesmemte não reagia, dava de ombros e ria-se. Achei-a realmente muito descontraída ao falar-me sobre o assunto. Porém é muito difícil não entrar no confronto ou até mesmo falar o que se pensa de forma calma e educada. Eu não consigo ficar indiferente, tenho que falar, mas tento reagir tranquilamente ( embora o coração bata a mil à hora, rsss...)
Boa semana para ti, Joice!
Bjos

Verônica Cobas disse...

Joice,

Essa é a palavra: condescendência. Porque ela insere permissão, o que nos torna melhores,compreensivos e afetuosos. Tantas vezes me dôo, me decepciono, mas - passado o susto - olho para dentro de mim mesmo e vejo o quanto de erro carrego. Isso me traz uma dimensão mais real do que realmente sou, do que realmente somos. Claro que quero a condescendência, a compreensão. Os outros também.

Beijo grande. Veronica

♥ Denise BC ♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♥ Denise BC ♥ disse...

Joice
Sem dúvida ruptura não é a melhor solução para nada, o acordo e a conversa estão mais dentro da razão e da solução.
Bjs

Luiz Caio disse...

Oi Joice! Como vai?
Realmente problemas de relacionamento no trabalho, é algo bem complicado!Creio que até determinado momento,seria possível conversar e tentar amenizar a situação... Mas isso teria que ser feito logo no inicio. Se passar muito tempo,o relacionamento se torna falso, e não haveria confiaNça entre as partes envolvidas!

UM GRANDE ABRAÇO.

Dois Rios disse...

Joice,
Eu sou a favor do diálogo, do acordo amistoso, do entendimento e da tolerância. O que não dá é pra declarar guerra num lugar aonde se passa grande parte do tempo.

Beijo,

Joice Worm disse...

Vieira,
Mesmo assim, apesar de pensar bem, acho que os conflictos dependem sempre de cada um... é tudo muito relativo mesmo que haja teorias para resolver o assunto. Por vezes não sai do papel e na practica.... enfim.

Mada,
Voltaste. Que férias mais longas, menina. Bom, o que importa é que já cá estás. Imanigo como estará a sua caixa de correio... Madre mia. Um beijo grande pra Fadinha blogueira!

Fernanda,
Não há dúvida que cada caso é um caso. E nossa reacções também vão mudando consoante as nossas experiencias de vida, de idade e de relacionamento (ou melhor, com quem se passa o conflicto). Bj grande. E já vi que já chegaste de férias.

Verônica,
A condescendência, compreensão e a tolerância são os únicos aliados para resolver os conflictos. Concordo plenamente. Bjs para ti tb daqui pr'aí!

Deni,
De pensar que é tão fácil compreender... Bjs para ti, amiga.

Caio,
Obrigada pelo coment. Complemento meu pensamento achando que qualquer tipo de conflicto trás graves consequencias. Nunca volta a ser o mesmo que era antes, nem o "provocador" nem a "vítima" se assim podemos elevar o nível da situação... Um grande abraço para ti da Joice.

Dois Rios,
É isso aí, é uma questão de escolha, ou a gente tolera e resolve ou escolhe viver um pequeno inferno daí em diante. Um abração para ti tb.

maresia disse...

joice, olá amiga!
Bom isso pensas tu... mas eu não penso tanto assim!
Sabes que na pratica tudo é diferente e cada experiência é uma experiência...Nunca igual!
E a minha experiência enquanto trabalhadora diz-me que trabalhar com um grupo de pessoas que não tem nada a ver com tudo o que pensas e idealizas é terrivelmente difícil!
E se fazes sombra a certas pessoas, então...ui!
eu de vez em quando abandono o barco, porque não consigo ser hipócrita, porque não sou egoísta e porque vou morrendo um pouco a cada dia que passa!
Por isso prefiro comer pão e beber água...mas em paz!
Beijo em si, linda...e bgda por tua visitita...
Beijokas